Maquiagem em dissilicato – Como fazer?
Para parte dos laboratórios de prótese que não trabalham com cerâmica, pode ser difícil começar a entender as etapas e materiais para caracterização e maquiagem de dissilicato de lítio.
Nesse sentido, preparamos um guia para exemplificar algumas etapas, mostrar materiais e facilitar o entendimento para atingir um resultado de excelência em restaurações e obturações de cerâmicas em LiSi2. Este guia também pode ser usado para trabalho com cerâmicas feldspáticas, zircônia e demais materiais cerâmicos de seu laboratório de prótese.
Preparando a estrutura a ser usada
Em primeiro lugar, a estrutura em dissilicato de lítio deve ser injetada, prensada ou fresada. Nós já preparamos um guia de dissilicato de lítio prensado que você pode acessar aqui: veja o guia.
Ao passo que nesse guia, estaremos falando de maquiagem com stains ou cerâmica líquida, o ideal é usar pastilhas ou blocos de dissilicato de lítio compatíveis com a técnica, portanto HT ou LT, conforme figura abaixo.
Trabalho da superfície da estrutura
Logo depois de limpar a superfície da estrutura de dissilicato de lítio com um jato de vapor, eliminando impurezas, utilize um pincel fino para aplicas os Stains ou MiYo.
Os stains/MiYo mais modernos hoje vêm prontos para serem utilizados, em pasta e com fluorescência (materiais de gengiva não devem ser flúor).
Antes de tudo, devem ser misturados para a consistência do pote ser homogênea, sempre utilizando uma espátula de plástico, livre de metal. Uma dica interessante são os cabos dos pincéis Skyline.
Assim como a consistência ideal do material, também é muito importante não contaminar materiais de maquiagem com água. Devem ser utilizados apenas os líquidos próprios. Água pode ser misturada apenas com materiais cerâmicos como MiYo Structure.
Jatear levemente a superfície do trabalho com óxido de alumínio de 50μm com 2 bar de pressão, ajuda a quebrar a tensão superficial e facilita a aplicação da maquiagem.
Planejando e realizando a maquiagem
O conhecimento de dentes naturais é fundamental para entender onde cada massa e shade pode ser aplicada no trabalho.
Saber as cores mais encontradas na natureza em cervical, dentina e incisal ajuda a escolher dentre as opções dos kits de maquiagem. Utilizando por exemplo, o kit MiYo, você pode acessar as informações do manual e caracterizar seu trabalho naturalmente. Veja aqui o manual do MiYo.
Queima de maquiagem em dissilicato de lítio
Um forno de queima de qualidade é essencial para que os trabalhos sejam finalizados com a máxima qualidade. O forno deve ter capacidade de resfriar controladamente para trabalhos com fixas ou com estruturas em zircônia, evitando o choque térmico entre a estrutura e o material de caracterização. Veja mais sobre o Forno Focus.
Ao se trabalhar com peças finas, como lentes e laminados cerâmicos, a estabilidade do elevador é fundamental para que as peças não caiam. Um material interessante é o agente refratário Megafix. Ele permite posicionar e segurar as peças para queima, sendo de fácil remoção após estar finalizada.
A estabilidade de temperatura de um forno é muito importante, somente assim é possível seguir as tabelas de queima corretas dos materiais. Normalmente os stains e maquiagens possuem ciclos com temperaturas máximas entre 710 até 850°C. As tabelas de queima padrão dos materiais são importantes, porém também é necessário aferir a temperatura ideal com seu forno para um resultado otimizado.
Dessa forma, as temperaturas dos stains e maguiagens InSync você por ver aqui – clique para ver. E as temperaturas de MiYo são disponibilizadas aqui – clique para ver.
Dica: uma função interessante de MiYo Lumin e Lumin Plus é aumentar valor sem perda de translucidez. Obtenha um A1 a partir de um A3 com apenas uma aplicação. Reduzir valor também é possível utilizando MiYo Storm ou Smoke na área de dentina.
Finalizando uma maquiagem e caracterização em dissilicato de lítio
O resultado final perfeito ou mais natural vai depender do gosto do cliente. Seja como for, após a maquiagem ainda pode ser utilizado um glaze flúor como InSync, ou realizado um polimento. Algumas técnicas para brilho mate também são interessantes, utilizando uma borracha para quebrar o excesso de glaze.
Outras técnicas também podem ser utilizadas com MiYo para realização de texturas ou mudança de forma dos dentes, mas esse já é um assunto para outro guia! Veja abaixo a transformação completa de uma zircônia monolítica em um trabalho natural com MiYo.
Esse material é fantástico, sonho de consumo. Ainda vamos ter aqui no lab..
Quanto precisar, entre em contato conosco!