Como fazer uma gestão eficiente do laboratório de prótese dentária?

6 minutos para ler

A gestão de um laboratório de prótese dentária pode parecer simples para profissionais da área. No entanto, o conhecimento sobre a odontologia não é suficiente para um controle eficiente.

Isso serve para qualquer área. Especialistas em geral se veem limitados justamente em um momento em que o seu negócio precisa de um impulso maior, ou seja, quando a margem de lucros está chegando ao seu limite e precisa de investimentos para crescer.

Nessa linha, estudaremos, neste artigo, os principais benefícios da gestão para um negócio, especialmente de odontologia. Descubra ações importantes e saiba como evoluir. Acompanhe!

A importância da gestão para laboratórios

A gestão em laboratórios de prótese dentária se mostra particularmente importante pelo cenário comum de informalidade na negociação de prazos, entregas e pagamentos com dentistas.

Não que isso seja totalmente errado, porém, para que o negócio ganhe eficiência, é necessário trabalhar com registros, com padronizações de atendimento e serviços e até com planejamentos.

O fato é que todos esses conceitos estão relacionados à gestão e não à odontologia. Daí a dificuldade de alguns profissionais para organizar o seu fluxo de trabalho.

Os principais pontos de gestão

A palavra-chave da gestão é otimização. Isso significa aprimorar processos, melhorar o tempo de execução, diminuir custos e aumentar lucros. Veja, agora, as principais situações de uma gestão voltada para um laboratório de prótese dentária.

Quando você identificar o laboratório como um todo, entenderá que toda a junção de equipamentos, insumos e profissionais compõe apenas o setor de produção. Então, você deve ampliar a compreensão do serviço como um negócio, envolvendo partes de investimentos, marketing, coordenação e outras.

Crie um fluxo de trabalho

O fluxo de trabalho é a base a ser seguida para gerenciar corretamente a prestação de serviços. Você pode estabelecer ordens de serviço a serem preenchidas com todas as informações necessárias para o andamento.

Acompanhe todos os passos e informe ao dentista caso algum imprevisto tenha ocorrido. Dessa forma, você ganhará confiança e um prazo para corrigir eventuais problemas.

Tenha agilidade na entrega

Tenha diferenciais que possibilitem uma entrega mais rápida. Dessa forma, você terá mais potencial para negociar valores mais justos e pagamentos antecipados.

A agilidade aliada a qualidade do trabalho são essenciais para qualquer profissional. Dessa forma, você pode ganhar mais valor no mercado e a confiança perante aos clientes. Além disso, pode abrir espaço na agenda para aumentar o número de atendimentos.

Organize os processos

Organize os processos identificando todos os momentos, desde o início da solicitação até a entrega do produto. Levante os profissionais e todos os insumos necessários para a execução de cada serviço solicitado e construa o preço e a forma de pagamento adequados.

Organize as formas de cobrança estabelecendo boletos e pagamentos por cartão de crédito. Nunca faça serviços apenas por contato verbal. Registre as solicitações e como o trabalho será pago.

Tenha controle dos pedidos

Faça um controle de pedidos analisando a complexidade das solicitações e a quantidade. Ainda que o laboratório necessite de aumento de carga de serviços, não é recomendado sobrecarregar o trabalho.

Então, identifique a quantidade máxima suportada, considerando as diferenciações de prazos e os recursos necessários para a realização do trabalho. O registro dos passos é fundamental nesse caso para evitar duplicidades e acompanhar a disponibilidade para novas solicitações.

Contrate profissionais qualificados

A partir do momento em que você começa a implementar as ações administrativas, levanta gradativamente verbas para investimentos. Isso pode ser refletido tanto em materiais quanto em profissionais qualificados, que garantirão uma entrega de excelência para os dentistas.

Procure treiná-los diante das situações e busque um clima saudável e produtivo no laboratório. O gerenciamento de recursos físicos é diferente de pessoas, que exigem uma relação mais humanizada e compreensiva, priorizando a motivação e a concentração no trabalho.

Fique de olho nos prazos

Os prazos de entrega são bem importantes para o trabalho do laboratório. Nesse sentido, tanto o protético quanto o dentista devem respeitar um padrão, e quem estabelece isso muitas vezes é o laboratório.

Então, determine os prazos normais e estabeleça possíveis taxas de urgência. Vale lembrar que, ainda assim, os prazos não podem extrapolar o mínimo necessário para a execução de um bom trabalho.

Trabalhe com materiais de qualidade para agilizar o processo

Essa é uma das mais importantes ações, principalmente para laboratórios de prótese dentária. Isso porque a qualidade de um material pode determinar o valor do produto a ser entregue.

De outra forma, é impossível entregar algo de qualidade sem recursos disponíveis. Então, ainda que você tenha uma equipe altamente qualificada, será difícil alcançar o nível pretendido pelo dentista sem recursos de qualidade. Veja exemplos de materiais de qualidade para investir:

  • Gesso especial sem alteração dimensional;
  • instrumentos com durabilidade como pincéis e lupas;
  • pastilhas para injeção com qualidade comprovada;
  • motores de bancada confiáveis;
  • cerâmicas com alto grau de qualidade estética;
  • scanner odontológico para agilizar o trabalho;
  • impressão 3D para receber arquivos digitais.

A importância da organização para a evolução

Boa quantidade de funcionários, equipamentos de alta tecnologia, mão de obra qualificada — será que isso é suficiente para que o laboratório evolua? A resposta é não!

É aí que entram as técnicas de gestão que otimizam todos esses recursos e permitem um aumento considerável na prestação de serviço. No meio administrativo, isso é denominado de alta performance, e só dessa forma você consegue evoluir.

A organização vem, então, para cruzar e integrar todos esses recursos para obter excelentes resultados. Você precisará, além de organizar todos esses elementos, acompanhar o fluxo de trabalho para saber se as respostas estão adequadas.

Finalmente, a gestão tem o potencial de identificar erros e estabelecer estratégias para corrigi-los a fim de aprimorar o processo. Além disso, a organização compara cenários antes e depois e permite fazer análises para evoluir.

Percebeu como a gestão do laboratório de prótese dentária deve ser tratada com mais atenção para o que seu laboratório tenha consistência de trabalho? Pratique essas ações recomendadas e invista em materiais de qualidade como diferencial competitivo.

A navegação em conhecimento deve ser constante, então, aproveite a oportunidade para seguir-nos nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube! Assim, você terá acesso às nossas próximas publicações!

Powered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe um comentário