Impressora 3D LCD x Impressora 3D FDM

11 minutos para ler

A medida que o mercado de impressoras 3D cresce e se torna cada dia mais acessível para o público, existem inúmeras variedades de técnicas de impressão 3D disponíveis para escolha. Existe impressão 3D que vai de SLA, DLP a LCD 3D, bem como as impressões e as impressões SLS 3D.

Embora impressoras 3D FDM sejam consideradas mais comuns que as impressões em resina 3D, não é bem assim, uma vez que as impressões em resina 3D — Especificamente as impressões em LCD 3D — estão se tornando populares, produzindo modelos 3D de alta qualidade e com preços acessíveis.

Hoje vamos dar uma olhada na diferença entre as impressões 3D LCD e as FDM.

Visão geral da Impressora 3D LCD e da Impressora 3D FDM

A principal diferença entre esses dois estilos de impressão 3D é o material e os processos utilizados para criação dos modelos 3D.

Impressoras 3D LCD utilizam resina liquida que polimerizam ou endurecem tornando-se plástico a medida que são expostas a luz de LED por meio de uma tela LCD. Impressoras 3D LCD da Phrozen utilizam tecnologia ParaLED na qual uma imensa variedade de chips de LED projeta a luz através de uma tela LCD que distribui uniformemente sobre a área de impressão.

Por outro lado, a impressão 3D FDM, também conhecida como Fusão e Deposição de Material, usa filamento plástico em vez de resina líquida durante a impressão. O filamento de plástico é depositado na impressora 3D e, quando ele derrete em líquido, ela imprime um modelo 3D camada por camada através de um bico na área de impressão da impressora 3D. Com as impressoras 3D FDM, pode ocorrer um empenamento conforme as camadas são depositadas. Como as camadas recém-depositadas encolhem após o resfriamento, as dimensões dos modelos 3D podem ser afetadas, fazendo com que o modelo 3D mude de forma.

Materiais

Tanto a impressão 3D LCD quanto a impressão 3D FDM requerem o uso de materiais diferentes durante a impressão de modelos 3D. As impressoras 3D LCD usam resina, enquanto que as impressoras 3D FDM usam rolos de filamento de plástico para imprimir modelos 3D.

As resinas líquidas são feitas de diferentes tipos de produtos químicos que acabam afetando o quão forte ou quebradiço, flexível ou resistente um modelo 3D de resina será depois de impresso em uma impressora 3D LCD.

Existem vários tipos diferentes de rolos de filamento de plástico no mercado. Estes incluem filamentos de PLA e PETG, entre outros. Por exemplo, PLA se refere ao material plástico que foi feito de amido vegetal fermentado, como milho, cana-de-açúcar ou polpa de beterraba, enquanto o filamento PETG é um material à base de óleo, preparado a partir de produtos químicos como ácido tereftálico (TPA), etilenoglicol (EG) e ciclohexano dimetanol (CHDM).

Os filamentos vêm em diâmetros diferentes, portanto, certifique-se de que ele corresponde ao diâmetro do bico da impressora 3D FDM antes de comprar um.

Os filamentos normalmente vêm em uma grande variedade de cores, enquanto que as resinas normalmente vêm em cores neutras, como o Aqua-Gray 4K e a resina Phrozen Rock-Black. Porém, tenha em mente que também existem resinas coloridas por aí, como a resina Aqua-Blue e Aqua-Green.

Filamentos e resinas podem ser usados ​​para vários fins. Alguns podem ser mais adequados para amadores, enquanto outros podem ser melhores para aplicações como o uso industrial.

As impressoras 3D LCD também requerem o uso de materiais como resina líquida, telas LCD, filme FEP, luzes LED e plataformas de construção, que podem precisar ser substituídos de tempos em tempos.

As impressoras 3D FDM requerem o uso de materiais como filamentos, bicos e superfícies de leito de impressão 3D que também precisam ser substituídos de tempos em tempos.

Arquivos Digitais

Tanto as impressoras 3D LCD quanto as impressoras FDM requerem o uso de arquivos 3D digitais, na forma de arquivos STL ou arquivos OBJ. Os arquivos STL podem ser facilmente encontrados em sites como thingiverse, CGTrader e myminifactory.com. Isso inclui versões gratuitas e pagas de arquivos digitais.

Embora os arquivos OBJ sejam mais adequados para impressão multicolorida, pois armazena a cor e as informações relacionadas à textura do modelo em um arquivo separado denominado arquivo MTL, que permite que um modelo 3D texturizado e multicolorido seja renderizado em seu software.

Os arquivos OBJ podem ser encontrados em sites como TurboSquid, Free3D e CGTrader. Para aqueles que têm talento criativo, podem escolher criar seus próprios arquivos digitais usando um software de modelagem 3D como o Tinkercad ou o Blender.

Software Slicer

Depois de escolher seu arquivo 3D, você precisará fatiá-lo usando um software fatiador para garantir que sua impressora 3D possa ler seu arquivo. É assim que funciona o processo: quando um arquivo 3D é fatiado, o próprio arquivo é convertido em camadas, gerando um código G, para que a impressora 3D possa decodificá-lo facilmente.

Em termos de quanto tempo vai demorar para imprimir o arquivo, isso vai depender da altura dos seus modelos 3D. Quanto mais alta for a impressão 3D, mais tempo levará para o arquivo ser impresso.

Para impressoras LCD 3D de Phrozen, é recomendado o uso do software CHITUBOX ou do Formware Slicer. Usando um software de fatiamento, você pode ajustar os perfis de impressão, configurações de resina e até mesmo o tamanho de suas impressões 3D. São usados perfis de impressão ​​para definir as configurações de impressão ideais para sua impressora de resina 3D. Clique aqui para saber mais.

Ambos os softwares podem ser usados ​​em todos os dispositivos Phrozen, mas lembre-se que o Software Formware Slicer só está disponível gratuitamente em dispositivos que fazem parte da Série Sonic (Sonic 4K e Sonic XL 4K).

As impressoras 3D FDM podem usar os softwares de fatiar, como PrusaSlicer, Ultimaker Cura ou Simplify3D. Elas consistem em configurações que permitem ajustar as configurações de temperatura e resfriamento, controle de camada e até mesmo a extrusora. Isso é usado como um método para orientar a impressora 3D para que ela saiba quando e como depositar cada camada.

Suporte de Resina vs Suporte de FDM

Antes de fatiar seus arquivos digitais, você pode definir suportes em seu modelo 3D usando um software divisor.

Ao imprimir com resina em uma impressora LCD 3D, normalmente são usados ​​suportes em forma de árvore. Eles tocam apenas certas partes das saliências do modelo 3D. Os suportes de resina são muito mais versáteis do que os suportes FDM, pois a espessura ou finura dos suportes, ou mesmo a forma de contato e o diâmetro, podem ser facilmente ajustados no software fatiador. Isso garante que suas impressões 3D fiquem presas à placa de impressão e não caiam facilmente no tanque de resina. Normalmente, são fáceis de serem removidos após a conclusão do processo de impressão. Clique aqui para saber mais sobre a importância de definir suportes na impressão 3D de resina.

A impressão 3D FDM normalmente usa suportes que são difíceis de ajustar. São suportes lineares que tocam as saliências do modelo 3D diretamente. A forma do seu modelo 3D determinará se ele requer ou não suportes. Se o seu modelo 3D tiver saliências de mais de 45 graus, você precisará adicionar suportes aos seus modelos. Se o seu modelo 3D tiver saliências menores que 45 graus, os suportes não são tão necessários.

Configurando

Depois de aprender sobre os suportes, é hora de passar para a próxima etapa: configurar sua impressora 3D.

Para impressoras 3D LCD, recomendamos que os usuários sigam essas etapas como parte do processo de configuração para garantir que seus modelos 3D de resina sejam impressos com sucesso. Isso inclui realizar um teste de LCD para verificar se a tela LCD da impressora 3D está funcionando corretamente e calibrar o eixo Z usando um pedaço de papel A4 para garantir que sua placa de impressão esteja nivelada corretamente.

Para impressoras FDM 3D, você também precisará nivelar a plataforma de construção para que os modelos 3D sejam impressos corretamente. Algumas impressoras FDM 3D podem oferecer nivelamento automático da base, enquanto que em outras, você talvez precise executá-lo manualmente, colocando um pedaço de papel e ajustando os parafusos na impressora. Em seguida, você terá que carregar o filamento na impressora 3D. Por último, você deve pré-aquecer sua impressora 3D FDM para garantir um processo de impressão suave.

Pós-processamento

Depois que seus modelos 3D foram impressos com sucesso, é hora de pós-processamento.

Em impressoras 3D LCD, as impressões devem ser pós-processadas completamente para garantir que os modelos 3D não quebrem e possam durar mais. Também dá aos seus modelos 3D um acabamento mais liso. Então, como funciona esse processo? É necessário preparar o álcool isopropílico para limpar completamente sua impressão 3D até que a superfície não seja mais grudenta. Use uma pistola de ar para secar seu modelo 3D ou apenas deixe-o de lado por mais ou menos uma hora.

Então, você pode usar uma lâmpada de pós cura para curar suas impressões 3D. Recomendamos o uso de uma das lâmpadas de cura Phrozen para obter melhores resultados.

Para impressoras 3D FDM, você pode escolher lixar e polir seus modelos 3D para um melhor acabamento, embora as linhas de camada em modelos 3D geralmente sejam claramente visíveis, mesmo após a conclusão do processo de pós-processamento.

Enquanto que ao imprimir com impressões 3D de resina, os resultados finais são muito mais suaves e detalhados, removendo efetivamente a maioria das linhas de camada presentes no modelo 3D.

Aplicações

As impressoras 3D LCD da Phrozen oferecem uma ampla gama de aplicações que incluem fabricação de joias, impressão odontológica 3D, aplicações industriais, bem como impressão 3D para hobby. As impressoras 3D LCD são capazes de imprimir modelos 3D detalhados com precisão e resolução extremamente altas.

Em comparação, as impressoras 3D FDM têm uma gama mais limitada de aplicações que incluem prototipagem e fabricação de peças, uma vez que são incapazes de criar modelos 3D detalhados que são necessários para aplicações profissionais, como impressão dentária e fabricação de joias.

Custos

As resinas Phrozen estão disponíveis de R$ 400,00 a R$ 900,00, enquanto os filamentos de PLA normalmente custam em torno de R$ 150,00 a R$ 250,00.

As impressoras Phrozen 3D LCD têm um preço extremamente acessível de R$ 3.000,00 a R$ 30.000,00. O uso de painéis LCD diminui o custo delas. As impressoras 3D LCD são feitas para serem pequenas, o que significa que a maioria delas são do tamanho de uma mesa, tornando-as fáceis de guardar.

As impressoras 3D FDM normalmente custam de R$ 1.000,00 a R$ 10.000,00, e geralmente são maiores, o que significa que ocuparão muito mais espaço na área de trabalho ou em casa.

Conclusão

Torres impressas com impressoras de resina 3D LCD da Phrozen

As impressoras 3D LCD são capazes de produzir impressões 3D em resina com detalhes complexos e extrema precisão em comparação com uma impressora 3D FDM.

Com um interesse crescente na impressão 3D, as impressoras 3D LCD também estão se tornando muito mais acessíveis e fáceis de usar. Por que não experimentar você mesmo? Confira toda a coleção de impressoras 3D de Phrozen agora.

Você também pode gostar

Deixe um comentário