Aplicações e vantagens da impressão 3D na odontologia

impressora 3d
6 minutos para ler

A tecnologia afeta cada vez mais todas as áreas. A impressão 3D na odontologia é um exemplo disso, com recursos mais precisos e respostas mais rápidas para o trabalho executado pelo dentista.

Nessa mesma linha, os profissionais também precisam se atualizar e dominar as ferramentas relacionadas para oferecer um serviço de excelência. A tecnologia é parte fundamental da evolução nesse caso.

Este artigo falará sobre o conceito de impressão 3D, a aplicação e as vantagens. Leia até o final e saiba também quais são os benefícios da adoção para os profissionais de odontologia. Acompanhe!

Como a transformação digital se aplica à odontologia?

A tecnologia contribui para a odontologia de várias formas diferentes. Controles e prontuários de pacientes, por exemplo, podem ser informatizados, gerando acesso rápido, filtragens de dados e relatórios estatísticos para análises administrativas.

Outro aspecto é a aceleração de processos que poderiam durar até 15 dias e acabam por acontecer em menos de 24 horas. Um exemplo se dá com o uso de impressoras 3D que aceleram a construção de próteses, que, normalmente, passam por processos de modelagem e confecção no próprio consultório.

A impressão 3D na odontologia é apenas mais uma entre tantas aplicações que a transformação digital proporcionou a profissionais e laboratórios. Por isso, é tão importante que esses atores se mantenham atualizados com as novidades do mercado.

O que é impressão 3D?

O conceito é de prototipagem rápida. Na prática, é feita uma impressão em 3 dimensões, que pode retornar um brinquedo, uma peça de maquinário e outras opções resistentes.

As impressoras 3D trabalham com scanners de alta precisão. Isso significa um nível de detalhamento considerável e peças próximas da perfeição desejada pelo impressor.

Como ela funciona?

A tecnologia funciona em uma camada de dados até que toda a impressão seja concluída. As dimensões são limitadas a partir do software, e o usuário é que escolhe o material e as proporções adequadas. Entre os insumos mais utilizados, destacam-se:

  • PLA ou Ácido Polilático, que é um polímero biodegradável;
  • ABS ou Acrilonitrila Butadieno Estireno, que é um plástico leve, porém resistente;
  • Resinas acrílicas biocompatíveis que podem inclusive serem autoclaváveis.

Como a impressão 3D pode ser utilizada na odontologia?

Todas as tecnologias de base utilizadas em impressoras 3D são muito úteis para a construção de materiais fundamentais para o serviço odontológico. Como a precisão é crucial na odontologia, é uma tecnologia que só vai crescer, principalmente nas áreas de:

  • Impressão de modelos a partir de arquivos;
  • Impressão de facetas, coroas e fixas calcináveis para fundição e prensagem;
  • Provisórios e mockup diretamente na clínica ou no laboratório;
  • Guias para facilitar cirurgias de implantes dentários;
  • Guias Periodontais;
  • Alinhadores estéticos;
  • Prótese total.

Inicialmente, a impressão 3D em odontologia foi aplicada para o desenvolvimento de modelos. Ao longo do tempo, as aplicações foram evoluindo e, hoje, permitem diversas possibilidades e as impressoras atuais estão também evoluindo para ainda mais tipos de usos na odontologia.

Confecção de modelos

A confecção de diversos modelos de aplicação pode ser explorada para o planejamento pré-operatório e para outras aplicações, como provisórios e placas miorrelaxantes. A impressão tridimensional também permite a criação de modelos para estudos, testes e análises.

Guias cirúrgicos

A impressão 3D também permite o planejamento de procedimentos cirúrgicos por meio de biomodelos. O profissional pode estudar a anatomia dental do paciente para cirurgias buco-maxilo-faciais e de correção, por exemplo.

Implantes e próteses

A impressão 3D pode ser utilizada para elaborar diversos modelos de próteses. No caso dos implantes, que são peças para uso definitivo, é válido imprimir provisórios para o paciente se adaptar, e a impressora também é útil para isso.

Alinhadores

Outro procedimento bastante procurado por pacientes, o tratamento ortodôntico também pode ser otimizado pelo uso da tecnologia em impressões 3D. Isso acontece na fabricação de alinhadores “invisíveis”, que podem ser utilizados dependendo do tratamento indicado para o paciente.

Quais as vantagens da adoção da impressão 3D na odontologia?

A principal vantagem está em tornar o negócio mais profissional e atrativo para os pacientes. O tempo de atendimento é bem otimizado, e a precisão e a sofisticação do trabalho se tornam mais acessíveis.

Há benefícios para dentistas, laboratórios e pacientes. A alta tecnologia aplicada em impressões 3D permite mais rapidez na entrega de trabalho dos laboratórios. Além disso, permite ao laboratório aceitar trabalhos de qualquer lugar do planeta, tendo como base o escaneamento feito em arquivo STL. O paciente ganha em qualidade e rapidez no atendimento e tratamento.

Otimização dos processos

A otimização de processos tanto acelera quanto aprimora o resultado final. A construção de próteses, geralmente, demoraria muito mais tempo, e, com a impressão 3D, o laboratório ganha em velocidade.

Maior precisão

O investimento em uma impressora 3D também envolve a aplicação de softwares tecnológicos para o desenvolvimento do projeto. Essa combinação permite precisão milimétrica para os protéticos e dentistas.

Menor chance de erros

A alta tecnologia dos softwares também permite a pré-visualização do trabalho em 3 dimensões, simulando a visualização por diferentes ângulos. A adaptação da restauração é feita e testada pelo software.

Melhores resultados estéticos e funcionais

Como o trabalho envolve alta tecnologia, é possível criar projetos mais perfeitos e funcionais. Com a simulação informatizada, as peças ficam mais eficientes, e o tratamento final acaba resultando em algo muito mais estético e funcional.

Por que o profissional de odontologia deve estar em atualização contínua?

Como em todas as áreas, a tecnologia vem transformando os setores, otimizando rotinas e aprimorando a performance profissional. Por isso, é muito importante que tanto profissionais quanto laboratórios tenham uma cultura de atualização e aprendizagem tecnológica.

A inovação também é importante no mercado dos negócios, pois ajuda a organização a ter um diferencial competitivo, uma maior margem de lucratividade e mais atração de clientes ou pacientes.

No caso específico dos pacientes, é possível oferecer uma experiência muito mais eficaz no serviço. Isso gera maior índice de satisfação e fidelidade. Todo o aumento de produtividade acaba até gerando indicações e elevando o alcance de pessoas.

Percebeu a utilidade da impressão 3D na odontologia? É muito importante que você estude o recurso para saber aproveitar bem todas as vantagens. Profissionais e laboratórios ganham em qualidade e eficiência com uma ferramenta prática e atualizada.

Este post foi útil? Então, aproveite a oportunidade e siga-nos nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Lá, você encontrará mais sobre impressão 3D na odontologia e outros temas!

Você também pode gostar

Deixe um comentário