Dicas para se proteger no consultório e evitar contaminação

Protective Equipment
4 minutos para ler

Mesmo após o pico do surto da COVID-19, acreditamos que a maioria dos dentistas, clínicas e laboratórios de prótese irão aumentar a proteção individual, evitando assim futuras contaminações da equipe e também dos pacientes.

Temos visto diversas formas de proteção como máscaras, face shields, impressões 3D, aspiradores de spray, entre outras.

Separamos nesse post algumas formas de proteção e como fazer de maneira rápida, fácil e com custo baixo.

1- Utilizar a Lupa Super Scope:

A primeira dica é para quem já possui nossa Lupa Super Scope e gostaria de adicionar uma proteção tipo Face Shield, muito importante nesses tempos.

Com uma placa de acetado cortada na medida certa, você pode usar os próprios encaixes da Lupa para fabricar seu Face Shield.

Essa dica nos foi apresentada pelo Dr. Luiz Henrique da Aro Odontologia.

Veja as etapas para fabricação no vídeo: https://youtu.be/tJh4MddjiLc

2- Para quem tem impressora 3D ou conhecido que possua:

É possível fabricar pequenos clipes que se prendem aos óculos de proteção, e posteriormente usando a placa de acetato ou PETG 0,5mm 30x30cm, tornando os óculos em um face shield.

Nós recebemos o arquivo STL para impressão 3D dos clipes através de grupos, ele foi disponibilizado gratuitamente pelo Henrique Tostes da Trion3D, portanto deve ser usado sem fins comerciais, apenas para proteção individual nesse momento de crise.

Você pode fazer o download AQUI. São 2 arquivos, um para a haste direita do óculos e outro para a haste esquerda.

3- Bocal de aspiração para afastador labial impresso em 3D

Novamente para quem tem uma impressora 3D disponível, esse sugador que pode ser acoplado no afastador labial, é uma ideia interessante. A principal função é evitar contaminação via spray e aerosol. Entretanto, temos que ressaltar que essa forma de contaminação ainda não tem comprovação, segundo artigo da Dental Tribune.

Diversos designs do sugador estão disponíveis pelos grupos de impressão, nós achamos esse na plataformas gratuita de design Thingiverse, também recebemos um arquivo modificado pelo Dr. Glauber Rama, e reunimos eles AQUI.

Recomendamos utilizar uma resina que possa ser autoclavável e também que seja biocompatível.

No teste que fizemos, utilizamos a resina CC Tray , indicada primeiramente para moldeiras individuais, mas que realiza bem a função do bocal de aspiração. Para imprimir fizemos na impressora 3D Phrozen Sonic, levou cerca de 4 horas.

Sugadores impressos na Phrozen Sonic, essa impressão utilizou 46ml de resina CC Tray para os 2 sugadores.

4- Impressão 3D em Geral

O site “Thingiverse” reúne diversos arquivos gratuitos para serem impressos. Eles criaram uma sessão exclusiva de produtos para combater a COVID-19, onde é possível encontrar arquivos para impressão 3D de máscaras, face shields, presilhas para as máscaras, óculos de proteção, entre outros produtos.

Veja tudo que está disponível em: https://www.thingiverse.com/groups/HackThePandemic/things

Esperamos que as dicas sirvam para a realidade de cada um, e que na volta da quarentena todos possam se proteger de maneira adequada contra o COVID-19 e também contra novas situações de contaminação.

Provavelmente, muitas medidas de segurança implementadas agora serão adotadas de maneira definitiva, o que ajudará na prevenção de novos casos de contaminação e também em situações que ainda não conhecemos.

Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube! Assim, você terá acesso às nossas próximas publicações!

Photo by H Shaw on Unsplash

Você também pode gostar

Deixe um comentário