Como Impressoras Odontológicas 3D LCD aumentam a produtividade.

4 minutos para ler

Nós aqui da Phrozen nos reunimos com Li Cheng-Ru (李承儒), um especialista técnico odontológico dono do Denti Tech Studio, um laboratório odontológico em Taiwan.

Antes de migrar para a impressão odontológica em 3D, Cheng-Ru utilizava métodos tradicionais para criar seus modelos odontológicos. Hoje ele utiliza as impressoras 3D odontológicas da Phrozen para sua produção.

Aqui vamos aprender um pouco mais sobre sua experiência com impressoras 3D, os desafios de adotar esses equipamentos no fluxo de trabalho do laboratório e os benefícios de criar modelos odontológicos em resina de impressão 3D:

Você poderia nos explicar o processo tradicional de criação de moldes odontológicos ou dentaduras ?

Área de trabalho utilizando metodologia tradicional

No fluxo tradicional de trabalho, primeiro você precisa criar uma moldagem dos dentes do paciente e então criar um modelo com gesso odontológico.

Como as técnicas de escaneamento intraoral estão cada vez mais adotadas por dentistas nos dias de hoje, metodologias digitais devem ser utilizadas para a criação de modelos 3D.

Quanto tempo leva esse processo normalmente?

No processo de trabalho tradicional, leva mais ou menos um dia para a criação e finalização dos modelos. Agora, a partir do momento que recebemos os dados do escaneamento digital, o modelo dental pode rapidamente ser projetado antes de ser impresso. O processo todo leva somente metade de um dia para ser concluído. Dependendo da habilidade de cada um.

Poderia nos explicar como o fluxo de trabalho odontológico mudou com a chegada da impressão 3D?

Utilizamos a impressão 3D em conjunto com o escaneamento intraoral. A grande diferença é que as impressões em resina 3D reduzem significativamente o tempo de produção.

Poderia nos explicar por que a impressão 3D é capaz de ajudar a poupar tempo?

Como os dentistas agora só precisam enviar os dados via e-mail, o tempo de entrega dos modelos dentais foi reduzido. O processo de entrega dos modelos é muito mais rápido assim. Anteriormente, nós tínhamos de esperar os dentistas nos enviarem as moldagens em silicone antes que pudéssemos começar o trabalho laboratorial.

Com a modelagem dental tradicional, ao menos uma pessoa era requerida para dedicar-se ao modelo enquanto criava os modelos de trabalho. Enquanto que com a impressão 3D, menos pessoas são necessárias para criar exatamente o mesmo modelo dental.

Por que ao menos uma pessoa era requerida anteriormente para a criação dos modelos de trabalho?

Quando criamos um molde dental utilizando o método tradicional, precisamos esperar duas vezes para o gesso odontológico se assentar. Isso demora em média 30 minutos. Usando esse método de produção, leva mais ou menos duas horas para criar um modelo.

Contudo, com as resinas de impressão 3D, somos capazes de criar de 2 a 3 vezes a quantidade de modelos odontológicos entre aproximadamente 40 minutos a 1 hora.

“Com a impressão 3D nós somos capazes de criar uma quantidade, mais ou menos, cinco vezes mais de modelos odontológicos do que era possível criar anteriormente.”

Li Cheng-Ru (李承儒)


Como você decidiu migrar para a impressão 3D?

Eu decidi começar a usar as impressoras 3D quando eu passei a receber cada vez mais e mais casos. Eu me dei conta que eu precisava poupar mais tempo, por isso eu decidi migrar para a impressão 3D.

O que fez você optar pelas impressoras 3D LCD da Phrozen?

Foi por causa da precisão de impressão oferecida pelas impressoras em resina 3D da Phrozen. Eu decidi fazer essa mudança quando a Phrozen surgiu com sua Série Shuffle e desde então eu passei a utilizar a Phrozen’s Sonic 4K.

Poderia nos explicar por que a precisão é tão importante para o fluxo de trabalho odontológico 3D?

Precisão nas impressões odontológicas é extremamente importante porque de acordo com a morfologia do dente da pessoa, precisa ser reproduzido perfeitamente. Caso o modelo ou qualquer parte não forem reproduzidos perfeitamente, pode deformar sua forma ou não adaptar perfeitamente quando o trabalho for entregue.

Você também pode gostar

Deixe um comentário