Como definir suportes para modelos odontológicos 3D

6 minutos para ler

A impressão 3D deu origem a uma ampla variedade de aplicações, incluindo a impressão 3D na odontologia, que deve crescer cerca de 30% ao ano até 2025. A impressão 3D odontológica permite que dentistas e técnicos de laboratório imprimam diferentes tipos de trabalhos, como modelos, peças calcináveis, provisórios, placas miorrelaxantes entre outras, em velocidade muito mais rápida do que era possível anteriormente. Para saber mais sobre os tipos de impressoras dentais 3D que a Phrozen oferece atualmente, clique aqui .

Como existem vários tipos de modelos odontológicos, estes requerem diferentes tipos de configurações de suporte para que os modelos dentais possam ser perfeitamente impressos. Alguns modelos podem não exigir nenhum tipo de suporte. Definir suportes em qualquer modelo 3D, é extremamente importante, pois ancora seus modelos na placa de construção e garante uma taxa de sucesso de impressão 3D mais alta.

Qual é o processo de impressão de modelos dentários?

Então, como exatamente criam-se os modelos dentais?

Primeiro, o dentista precisa escanear os dentes do paciente com um scanner intraoral. A outra opção é a partir da moldagem e do modelo em gesso, escanear em um laboratório.

Em seguida, importamos os dados coletados do scanner para um software de desenho CAD e posterior de fatiamento profissional, como o Formware ou Chitubox.

Por último, antes de serem impressos, precisa-se adicionar suportes relevantes aos seus modelos dentais antes de serem fatiados e impressos. Estaremos examinando quatro tipos diferentes de modelos dentais e os suportes de que eles exigem:

Suportes para modelos odontológicos na impressão 3D

Podemos imprimir os modelos odontológicos horizontalmente colocando-os planos na placa durante o uso do software fatiador. Normalmente, essa é a maneira mais rápida de imprimir modelos dentais, mas ocupa mais espaço na placa de construção. No exemplo acima, a Sonic 4K pode imprimir 3 arcadas dentárias de uma vez, sem a necessidade de qualquer suporte. Desta forma, o processo de impressão vai demorar cerca de 1,5 horas.

Se o profissional deseja aumentar sua produtividade, ele pode inclinar suas arcadas dentárias e adicionar suportes verticais, como na foto acima, garantindo que os incisivos estejam no ponto mais alto. No exemplo acima, 5 arcadas dentárias podem ser impressas de uma vez com a Sonic 4K, embora o tempo de impressão seja maior. Levará cerca de 3 horas para que as impressões sejam concluídas.

Lembrando que o tempo de impressão 3D é uma união de fatores da impressora, resina e altura.

Aumentando a produtividade

Vamos tomar este outro modelo dentário como exemplo. Utilizamos normalmente esse esse tipo de modelo para verificar o ajuste de uma coroa dentária. Como a parte interna do modelo odontológico é oca, adicionamos um Raft na parte inferior, abaixamos o modelo e definimos a altura em 0,00 mm. Adicionamos suportes na parte interna da arcada dentária para que fique oculta e não afete a parte superior da arcada dentária, que é a parte mais importante do modelo dentário.

Em seguida, adicione dois ou mais orifícios com 3,0 mm de tamanho. Isso será usado para drenar o excesso de resina durante o processo de impressão. Isso ocorre porque se a resina ficar presa no interior durante o processo de impressão, isso pode causar deformação na impressão dentária, pois uma força adicional será exercida sobre o modelo dentário conforme ele está sendo impresso.

Para peças unitárias, como coroas, facetas, inlays, onlays e demais trabalhos, ele precisará ser inclinado antes de adicionar suportes.

Certifique-se de que a própria coroa está voltada para baixo, em direção à placa. Os suportes devem ser adicionados à parte externa da coroa. Os suportes não podem tocar a parte interna da coroa, pois essa parte será fixada diretamente aos dentes, podendo causar um problema de adaptação.


Levante a coroa em cerca de 5,5 mm a 6,0 mm e adicione suportes com tamanho de ponta de 0,8 mm a 1,0 mm.

Suportes para pontes dentais

As pontes ou fixas dentárias também requerem suportes específicos. Eleve o modelo em um pequeno ângulo e adicione um Raft na parte inferior do modelo dentário.

Em seguida, adicione suportes automáticos. Ao adicionar suportes à parte dentária, certifique-se de evitar áreas importantes, como os próprios dentes. Certifique-se de girar o modelo e adicionar suportes extras para que ele seja preso corretamente à placa de construção.

Você também pode usar a função Flatten by Face no CHITUBOX para trazer o modelo dentário o mais próximo possível da superfície. Clique em Rotate e escolha Flatten by Face.
Isso garante um ajuste perfeito, e sem distorção, após a impressão do modelo dentário.

Guia cirúrgico com sleeves (ou orifício)

Os guias cirúrgicos são extremamente importantes para a cirurgia dentária. Portanto, enquanto configuramos os suportes, precisamos evitar áreas cruciais, como o círculo do meio e o interior do círculo do meio. Isso evita que áreas sensíveis, como o diâmetro do círculo, mudem de tamanho durante a impressão.

Começamos invertendo o modelo e adicionando suportes automáticos ao CHITUBOX. Em seguida, procedemos à remoção de todos os suportes que estão no círculo do meio. Adicione manualmente suportes com tamanho de ponta de 0,8 mm a 1,0 mm na parte externa do círculo, não na parte interna do círculo.
Desta forma, o círculo permanece intacto e não muda de forma, pois é feito para se ajustar perfeitamente aos dentes do paciente.

Esses são os principais tipos de trabalhos impressos na odontologia. Lembrando que com as impressoras Phrozen, os usuários tem suporte ilimitado e gratuito, além de acesso a um grupo de trabalho que divide e conversa todos os dias sobre impressão 3D odontológica!

Confira toda a coleção de impressoras 3D de Phrozen agora.

Você também pode gostar

Deixe um comentário